POR QUE OPTAR POR SLEEVE?
A cirurgia de Sleeve, também conhecida por gastrectomia vertical ou em manga, é um tipo de cirurgia bariátrica realizada por videolaparoscopia e consiste na retirada de parte do estômago, a fim de fazer com que haja esvaziamento precoce do estômago e liberação de hormônios, o que leva à saciedade precoce e consequente perda de peso.
É denominada vertical ou em manga porque retira através de grampeamento boa parte do estômago verticalmente, deixando um tubo gástrico, como uma manga de camisa. É um procedimento irreversível e pode levar a perda de aproximadamente 30% do peso inicial. Nesta técnica ocorre menor desnutrição, pois não mexe no intestino.
Indicações:
– Pacientes com IMC acima de 35 kg/m² e que possuam comorbidades como diabetes, hipertensão e demais doenças ligadas à obesidade;
– Pacientes com IMC acima de 40 kg/m² independente de comorbidades;
– Pacientes com IMC acima de 30 kg/m² com diabetes de difícil controle;
– Aqueles que possuem indicação para cirurgia bariátrica, mas que não querem ter muitas restrições alimentares e que não querem operar o intestino.
Vantagens:
– Cirurgia rápida e com menor índice de complicação;
– Cirurgia bariátrica mais feita no mundo;
– Pode se transformar em outras cirurgias bariátricas como, por exemplo, Bypass Gástrico, caso seja necessário;
– Rápida recuperação;
– O intestino não sofre alterações, ocorrendo a absorção normal de nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Portanto, não necessita de grande reposição de vitaminas.
BY PASS É PARA VOCÊ?
O Bypass Gástrico também é denominado Bypass em Y de Roux ou Cirurgia de Fobi-Capella, sendo um tipo de cirurgia bariátrica de maior complexidade que consiste na redução do estômago e no desvio do intestino, levando a pessoa a comer menos e a ter respostas hormonais, o que acarreta a perda de peso.
Esta cirurgia é feita por videolaparoscopia, sendo feitas seis pequenas incisões no abdômen que permitem a passagem de uma microcâmara e instrumentos. É formada uma ponte (bypass) entre o estômago e o intestino, reduzindo a absorção do alimento.
O bypass gástrico provoca uma perda de aproximadamente 40% do peso inicial. Além disso, o peso é mantido, com maior eficiência, a longo prazo.
Como há interferência no intestino, é preciso fazer reposição de vitaminas e mineiras, principalmente complexo B, vitamina D, e ferro.
Indicações:
– Pacientes com IMC acima de 35 kg/m² e que possuam comorbidades como diabetes, hipertensão e demais doenças ligadas à obesidade;
– Pacientes com IMC acima de 40 kg/m² independente de comorbidades;
– Pacientes com IMC acima de 30 kg/m² com diabetes de difícil controle;
– Pacientes com doença do refluxo gastroesofágico;
– Pacientes com diabetes de longa duração e difícil controle;
– Pacientes com superobesidade, IMC acima de 50 kg/m².
Vantagens:
– Melhores resultados na perda de peso;
– Menor chance de recidiva;
– Rápida recuperação.