Dr. Marcius Vinicius - IEG - Dúvidas Frequentes

O Sistema de emagrecimento começa com um balão intragástrico (dentro do estômago) de silicone flexível. O balão é inserido temporariamente no estômago, sem cirurgia, e vai criar a sensação de saciedade precoce e prolongada após as refeições - a base para o pontapé inicial da sua perda de peso.

Para colocar o Balão Intragástrico eu preciso fazer uma cirurgia?

Para colocar ou retirar o Balão Intragástrico não é necessário uma cirurgia. O procedimento é mais simples, se trata de uma endoscopia – método de diagnóstico de úlceras, gastrite ou esofagite -, utiliza-se uma leve sedação e o método pode ser realizado em clínicas ou hospitais.

Posso sentir o Balão Intragástrico dentro do meu estômago?

A sensação de que existe algo diferente dentro do estômago ao colocar o Balão Intragástrico varia de pessoa para pessoa. Durante o tratamento é possível que você sinta o Balão Intragástrico no estômago, mas após um curto período de tempo essa sensação diminui.

Depois de colocar o Balão Intragástrico terei restrições em minhas atividades?

Após a colocação do Balão Intragástrico, você pode prosseguir normalmente com as atividades do dia a dia, inclusive os exercícios físicos. Porém, é importante seguir as orientações médicas e validar a prática de exercícios de alto impacto, como por exemplo, boxe.

Com a colocação do Balão Intragástrico não vou sentir mais fome?

O Balão Intragástrico não vai tirar sua fome! Ao colocar o Balão Intragástrico ele passa a ocupar um espaço em seu estômago, provocando uma sensação de saciedade. O resultado é que você irá comer menos, pois logo estará satisfeito com uma menor quantidade de comida ingerida..

O Balão Intragástrico pode se romper dentro do meu estômago?

Existe sim uma pequena possibilidade de ocorrer, sem grandes riscos. Por isso, é importante seguir as orientações médicas e ter em mente que acidentes ou agressões na região do estômago podem afetar a utilização do Balão Intragástrico. Caso haja rompimento é preciso procurar o médico que realizou o procedimento para que seja feita a programação de retirada.

É preciso fazer acompanhamento médico durante o tratamento?

É importantíssimo que você mantenha um acompanhamento médico multidisciplinar durante o tratamento com o Balão Intragástrico. Profissionais das áreas de nutrição, endocrinologia, psicologia e atividade física devem ser consultados periodicamente. Mas, o fundamental para que o tratamento renda bons resultados é que você seja o seu próprio aliado, que procure se adaptar às orientações médicas e manter um comportamento mais saudável.

Após retirar o Balão Intragástrico eu nunca mais voltarei a engordar?

A manutenção do peso, independente do método escolhido para o emagrecimento, depende de disciplina e força de vontade. Durante os meses de tratamento com o Balão Intragástrico, procure seguir as orientações de profissionais (Endocrinologistas, Nutrólogos, Nutricionistas) para uma reeducação alimentar, adquirindo hábitos alimentares mais saudáveis, bem como a prática de atividades físicas, pois é isso que irá garantir a manutenção do peso depois da retirada do Balão Intragástrico.

O Balão Intragástrico é composto de ar?

O Balão Intragástrico é preenchido com 400ml a 700ml de uma solução de soro fisiológico e azul de metileno estéreis - um corante bacteriológico que serve como marcador para que um possível vazamento possa ser detectado facilmente através da urina - ambos não causam danos à saúde.

O Balão Intragástrico pode provocar alguns efeitos colaterais?

Nas primeiras 72 horas após a colocação do Balão Intragástrico é comum que você sinta um pouco de enjôo e certo desconforto abdominal. Isso acontece porque o organismo precisa se adaptar à presença do balão intragástrico. Após o período de adaptação, o desconforto passa e você pode prosseguir com suas atividades diárias, inclusive exercícios físicos indicados pelo médico.

Qualquer pessoa com desejo de emagrecer pode usar o Balão Intragástrico?

O Paciente , deve procurar um Médico Especialista em Endoscopia , para que juntos tomem esta decisão.

Balão Gástrico Brasil © - 2018 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por: Mix7

Dr. Marcius Vinicius - Responsável Técnico - CRM-DF 13.625